O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing

Vivemos no mundo da tecnologia e por isso os modos de abordagem nas campanhas de
marketing precisaram se adequar ao novo método. As pessoas não querem mais serem
incomodadas com panfletos que são entregues a elas nas ruas, principalmente os que não são
de seu interesse pessoal, elas evitam esses tipos de campanha. As pessoas buscam a
publicidade mais direcionada e buscam isso na internet, onde o que procura vai estar na palma
de sua mão e já vai direto ao serviço ou produto procurado. O consumidor está mais exigente,
gosta de pesquisar mais sobre o serviço que vai adquirir, por conta disso os panfletos
tornaram-se antiquados e obsoletos. Essa é a maior diferença entre Inbound e Outbound
Marketing.

O Inbound Marketing você foca em trazer seus clientes até você e não você ir até eles. Essa é a
principal estratégia desse tipo de marketing. O Inbound marketing traz mais resultados para os
seus negócios por estar sempre em contato direto com seus clientes e desejos, alimenta o
máximo possível seus clientes com conteúdos e estratégias, fazendo disso uma forma de
manter os clientes presos à sua marca e seus valores. É uma estratégia que antes de tudo visa
a comunicação com o cliente, mantendo-os sempre informados com os destaques de seus
serviços.
Para o Inbound marketing funcionar de forma efetiva é necessário alimentar os conteúdos
constantemente, utilizando-se de e-books, vídeos, podcasts, entre outros serviços. É
necessário atrair o cliente até você e as estratégias para isso não são tão complexas. Utilizar o
marketing digital é mais barato e o alcance de possíveis clientes é maior.

Benefícios

A economia. O Inbound marketing traz uma economia maior para você. Com uma boa
estratégia e uma boa aplicação, a economia chega a ser maior que 50%. O Inbound Marketing
gera mais leads, que são clientes que demonstra atração por seu serviço, do que no marketing
convencional. A economia é bem visível quando se tem um bom inbound marketing ao invés
do Outbound Marketing. Na internet o Inbound Marketing é o jeito mais prático e eficaz para
se conquistar novos clientes.

Estratégias:

Produção de e-books, que são ótimos meios de vender o seu serviço, caso seja produzido um
ótimo e atrativo material. Transmissão de Webnars, que é um tipo de webconferência, nessa
estratégia a comunicação é limitada apenas para o chat e os participantes dessa conferencia
podem interagir entre si e até enviar perguntar para o palestrante da webconferência. Canal
no Youtube, o youtube é a rede social que mais tem crescido nos dias atuais, criar um canal
para divulgar o seu serviço é uma ótima estratégia e uma forma de conquistar um público
maior.

Automação no processo de Inbound
Existem muitas ferramentas que são capazes de facilitar os seus serviços no Inbound
Marketing, sendo elas RD Station, LeadLovers, GetResponse, MailChimp, entre outras. Essas
ferramentas basicamente servem para criar e-mails marketing, maior audiência de clientes,
visa qualificar leads e prepara-los para as possíveis compras.

É importante se atentar a detalhes como: não enviar muitos e-mails na semana, um por
semana já é uma ótima maneira de atingir o público que você espera. Não envie SPAM,
conteúdos que não foram solicitados por sua cartela de clientes, e o mais importante é o e-
mail ser válido para que seus clientes possam entrar em contato e sanar dúvidas.

ETAPAS

Chegamos em uma das partes mais importantes do Inbound Marketing. Abaixo as principais
etapas.
Atração, nada mais é que você atrair a atenção dos seus clientes através de campanhas em
redes socias, como Facebook, Instagram e até mesmo o Twitter, mesmo que não seja tão
recomendado. Um blog é outra forma fácil de você atrair clientes para seu site e serviços,
deixe seu blog sempre ligado ao seu site, o número de visitas aumenta gradativamente.
O blog é uma porta de entrada para os clientes, é certo que atualmente as pessoas estão
pesquisando muito mais antes de adquirir qualquer produto ou serviço, para futuramente não
terem dores de cabeça e preocupações. Utilizando-se de um blog o conteúdo e até avaliações
de seus produtos estarão sempre disponíveis e dessa forma o cliente tem acesso fácil a opinião
que eles buscam. Um Blog bem atrativo atrai clientes e mantem os antigos.
Outro ponto importante aqui são as redes sociais, o quão bem atualizada você as deixa,
mostra o quão boa é sua marca. Os clientes se mantem atualizados pelas redes sociais que as
empresas usam e manter o Instagram e Facebook em dia, prende a atenção e confiança em
sua empresa. O contato se torna até mais fácil pelas redes sociais, por estarem na palma da
mão e ser de fácil acesso.
Outro ponto importante são os links patrocinados, campanhas no Google Adwords e Facebook
Ads, essas ferramentas são ótimos meios de divulgar sua marca e serviço. Existem outras
plataformas mais baratas, mas não são tão famosas quanto essas citadas.

Visitas e Conversão

É importante ressaltar aqui que as visitas que você tem em seu site são importantes e
relevantes quando elas virão leads para sua empresa. Não é relevante receber milhares de
visitas ao dia, mas no final não ter nenhum novo lead. Entretanto para que um visitante vire de
fato um cliente são precisos alguns detalhes importantes, tais como, algumas informações
importantes, relevantes e quase que exclusivas, um site responsivo, ou seja, um site que se
adeque ao seu celular, landing pages, trabalhe com captura de e-mails para aumentar sua
cartela de clientes.

Relacionamento

Depois de já ter transformado uma porcentagem de visitas do seu site em leads, está na hora
de criar um relacionamento e é aí que as ferramentas citadas a cima entrarão. É a partir dos e-
mails que você criará mais interação com seus clientes, permitirá que você ofereça mais
produtos e serviços aos seus clientes, identifique quem de sua cartela de leads é mais inclinado
a adquirir um produto de sua marca e o mais importante, mostrar que seu cliente tem valor
para você.
Vendas

A maior finalidade do Inbound Marketing é a venda ao final de tudo. Utilize estratégias para
fazer seu cliente cair em uma teia de aranha, não deixe isso tão evidente, mas faça seu cliente
ficar preso em dúvidas de qual produto ou serviço adquirir.
Análise
Feito todos os passos anteriores, é hora de analisar seus números e para isso é preciso usar a
ferramenta Google Analytics. Ela fornece alguns números importantes como quantas visitas
você teve em seu site, quais foram as páginas mais acessadas, entre outros. Pode também,
com o Analytiscs, controlar seus investimentos com o Inbound Marketing, observar o que está
dando resultados, e deixar de lado as estratégias que não está trazendo nenhum ganho. O
Google Analytics é uma ferramenta muito importante e necessária para o Inbound Marketing.

Visão do Inbound Marketing
A principal tarefa do Inbound Marketing, como já disse anteriormente, é criar estratégias
eficazes para sua empresa para que você possa crescer, vender mais seus serviços. Com a
vontade de crescer e a visão de onde você quer que sua empresa chegue, o Inbound
Marketing tem ainda mais eficiência. É a estratégia que te ajuda a definir qual é o seu público
alvo, e outros pontos importantes de seus clientes. Outra coisa importante, é sempre ficar de
olho nas preferencias de compras de seus clientes, para a partir daí decidir qual material será
enviado para ele por e-mail. Com o Inbound Marketing já nos trilhos você passa a ter seus
leads organizados de maneira correta, atingindo somente os cliente e possíveis clientes e não
o publico no geral. Lembre-se, o foco principal sempre será seu público-alvo e não uma
quantidade excessiva de pessoas que não trará ganho nenhum.
E para concluirmos vale ressaltar que se bem organizado e estratégico, o seu Inbound
Marketing pode levar a sua empresa a patamares acima do esperado por você, os leads podem
serem maiores e as vendas mais intensas, por isso vale a pena investir um pouco no Inbound
Marketing e em todas as vantagens que ele oferece.

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