10 Vantagens do Marketing Digital

O que é Marketing Digital e para que serve? 

De forma resumida: o marketing digital consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a Internet e também para os dispositivos móveis. 

Em outras palavras, o marketing digital é o conjunto de esforços ou atividades de marketing executadas por uma empresa com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.  o que o marketing digital faz? Vale a pena o investimento? O grande desafio do marketing digital é: entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa. Para isso, é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas a fim de otimizar websites, criar conteúdos digitais relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e, assim, aumentar o número de vendas.

 

 – Comunicação e Interatividade

 A comunicação entre consumidor e empresa não é tão acessível no marketing tradicional como é no marketing digital. Este possibilita a comunicação entre os consumidores e empresas de forma bilateral, onde a companhia consegue se comunicar com seus consumidores e vice-versa, criando assim, uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.

 – Segmentação 

A segmentação é uma das principais vantagens do marketing digital, pois com ferramentas adequadas é possível coletar informações e dados sobre as pessoas que navegam pela Internet. Conhecido como a geração da BIG DATA, é possível identificar quais são as possíveis necessidades, anseios, desejos e, com esses dados, desenhar um perfil para cada tipo de cliente.

– Custo-benefício

Conforme já mencionado, investir em marketing digital não significa parar de investir no marketing tradicional, um pode ser aliado do outro. A experiência tem mostrado que quando o marketing tradicional ganha o reforço do digital, as vendas chegam a ter um aumento de 60% em um ano.

 

Porém, a grande diferença é que o marketing digital traz um retorno enorme e o investimento é muito menor do que em mídias tradicionais. Além da quantidade de recursos que o marketing digital oferece ser bem maior, do processo de segmentação ser muito mais eficiente, a relação custo-benefício também é muito mais atraente.

– Análise de dados

Falei bastante sobre isso por aqui, mas não custa reforçar: enquanto nos meios tradicionais você precisa ter um outro trabalho (bastante caro e demorado) de pesquisa, na web é possível acompanhar tudo em tempo real, com muitas informações e sem precisar pagar a mais por isso.

Complementando, não posso deixar de falar sobre o inbound marketing: uma vertente do marketing digital e uma metodologia muito eficiente para potencializar os resultados da sua empresa na internet.

– E-mail marketing

O e-mail marketing é a utilização dos correios eletrônicos como meio de comunicação entre a empresa e seu público.

No âmbito do inbound, essa ferramenta busca, primeiramente, o interesse e a ação do cliente em receber o conteúdo da empresa em sua caixa de entrada.

Só depois esse potencial consumidor será notificado sobre os novos conteúdos e oportunidades da instituição pelas mensagens eletrônicas.

– Blogs

Os blogs estão se tornando um poderoso canal de informação e comunicação entre diversos tipos de pessoas e instituições com seus públicos.

Com seu nascimento, há mais de uma década, o uso profissional dessa plataforma pelas empresas só começou há pouco tempo com a consolidação de uma das principais subdivisões do marketing digital: o marketing de conteúdo.

Essa nova forma de se fazer marketing usa principalmente os blogs para estabelecer essa comunicação com o público, por meio do princípio do discurso de autoridade para educar

Redes sociais

Outra ferramenta poderosa que vem sendo usada por várias ramificações do marketing, e que também é a queridinha do inbound e do marketing de relacionamento.

Nas redes sociais, as instituições de ensino conseguem utilizar em plenitude todas as capacidades do inbound para se relacionar com os clientes e potenciais consumidores.

Canais como o Facebook, Twitter e Instagram vêm sendo usados amplamente para promover o encontro das IES com seus públicos.

– SEO (Search Engine Optimization)

Essa é umas das principais armas do marketing digital para trabalhar outro importante elemento do ambiente digital: os sites de busca.

O SEO procura otimizar o conteúdo de um site ou blog para que ele seja mais notório para as ferramentas de ranqueamento dos sites de busca, principalmente, é claro, o Google.

Por meio do SEO, as instituições de ensino conseguem melhorar sua forma de comunicação na internet.

Assim, sua programação de suas páginas se torna mais atualizada, os conteúdos mais relevantes e palavras-chave mais interessantes para o seu público e para os sites de pesquisa.

Assim, um artigo da sua IES pode o primeiro no resultado das buscas para uma determinada palavra ou expressão!

– Adwords

Outra forma que pode favorecer o ranqueamento de sites no Google e outros mecanismos de busca é o Adwords.

Essa ferramenta é promovida pelos próprios sites de busca e redes sociais para rentabilizar seu negócio e, em contrapartida, dar mais destaque às instituições e empresas anunciantes.

No Adwords, esses sites promovem um verdadeiro leilão das palavras buscadas pelos usuários das redes. A empresa que pagar mais terá preferência de visualização para aquela determinada busca.

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